quinta-feira, 10 de março de 2011

O Culto de Protodulia a São José



Sabemos que há três espécies de culto em relação ao objecto.
O culto de LATRIA, é devido só a Deus. HIPERDULIA, especial culto tributado à Mãe de Deus, Rainha dos santos e singular criatura.
DULIA, o culto dos santos.
O culto de S. José não se pode comparar ao de Maria, por Ela ser a Mãe Santíssima, nossa Co-Redentora e Mãe de Deus. Todavia, não pode ser igual ao dos demais santos, uma vez que ele é o maior dos santos e singular entre todos, como sabemos, pelas prerrogativas que possui. A Igreja celebra a memória de S. José, de modo singular na Sagrada Liturgia, com “honras sumas e sumos louvores”, diz o Papa beato Pio IX (1846-1878), e repete estas expressões em vários documentos da Igreja. Por isso, o culto de S. José costuma ser chamado de SUMA DULIA, ou PROTODULIA, culto acima do dos santos: DULIA. E abaixo do de Maria: HIPERDULIA.
Esse culto de SUMA DULIA foi pedida ao Papa beato Pio IX pelo Padres do Concílio Vaticano I (1870). Em nada se opõe à fé e está conforme à dignidade e aos privilégios singulares do maior dos santos.
Nos últimos tempos tem-se introduzido na Sagrada Liturgia o nome de S. José nas Ladainhas Maiores, no rito da Extrema Unção, e da assistência aos agonizantes, em várias orações da Santa Missa e do Breviário.
Antes da reforma litúrgica de 1970, havia a festa do Patrocínio da 4ª. Feira depois do 2º. Domingo da Páscoa, com Santa Missa e ofício próprios e oitava comum.
O Ritual tem bênção de dois escapulários de S. José: uma própria dos capuchinhos, outra dos carmelitas. Há bênção para o anel em honra de S. José.
O culto de SUMA DULIA, ou PROTODULIA, tem inúmeras e tocantes manifestações na Sagrada Liturgia e na devoção dos fiéis.

Enviado por Mariano Araújo, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Edmonton, Alberta, Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário