segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"São José é o Maior!

  


SÃO JOSÉ É O MAIOR


(Pe. Manuel de Alencar, 1886-1924)


"Um dia à porta do céu


Foi bater com muita fé


Um esfarrapado devoto


Do nosso Pai São José



Logo abre-lhe a porta São Pedro


E vai gritando ¬ Quem é?


¬ Sou eu São Pedro, um devoto


Do nosso Pai São José!...



Donde é que bem Voss’mecê,


Cheirando tanto a café? ..


¬ São Pedro sou brasileiro,....


E venho lá de Tefé! .



Se de lá vem, diz São Pedro,


Quem sabe não é pajé?!


¬ Saberá fazer feitiço


Com dente de Jacaré?!



¬ Deus me livre. Grande Santo


Que nada fiz contra a Fé!...


Santo não; mas fui devoto


Do nosso Pai São José. .



¬Passe pra cá meu livrinho,


A sua conta corrente...


Vamos ver se lá por baixo


Você viveu cristãmente...




Oh! Trabalhar nos domingos


Isso é pecado mortal, .


Pois é a lei que nos domingos


Descanse até animal. .



Ah! Foi no tempo São Pedro


Em que eu era seringueiro...


Foi no tempo em que a borracha


Ainda dava dinheiro.



¬ Aqui também está marcado


Que raramente ia à Missa...


Então por que?... Por desprezo,


Por descuido, ou por preguiça?...



¬ Confessou-se uma só vez:


¬ No dia do casamento!...


Só recebeu nesse dia


O Santíssimo Sacramento



¬ E por desgraça suprema,


Que me causa compaixão,


Não teve Padre na morte,


E morreu sem confissão...



¬ Meu amigo, eu lhe aconselho:


Não se apresente ao Eterno!...


No Céu não acha lugar:


¬ Foi condenado ao Inferno...



Esmagado pelo dor,


O triste mísero réu


Ao lado do seu saquinho


Sentou-se à porta do Céu.



Nisto, um anjinho bem loiro


Com linda estrela na testa,


Veio olhar pela janela,


Mostrando uns ares de festa.



Meu bem, ¬ (lhe diz o devoto),


¬ Vá dizer a São José


Que foi logo ao Pai Eterno


E perguntou: ¬ Como é?!...



¬ Chegou-me agora aos ouvidos,


Ó Divino Pai Eterno,


Que um pobre devoto meu


Foi condenado ao Inferno.



¬ Não me queixo da Justiça


Nem da vossa Divindade,


Mas agora em parte alguma


Terei mais autoridade!...



¬ Devo pois me retirar,


Ao mundo, se for preciso,


Mas sem prestígio nem força


Não fico no Paraíso!...



E deixando o Pai Eterno


Surpreso dessa atitude.


São José foi se afastando,


Meio triste, meio rude...



¬ Maria, Esposa querida,


Arrume a nossa bagagem,


E vá também se arrumar,


Que vamos fazer viagem...



Aqui, o Santo Menino,


Vendo tanta arrumação,


Foi perguntando ¬ Mãezinha,


Para onde é que vocês vão?...



Sempre humilde e obediente,


Calou-se a Virgem Maria,


E dando a Jesus um beijo


Respondeu que não sabia...



¬ Meu Filho ¬ (disse chorando


O nosso Pai São José)


Tornamos de novo ao mundo,


Voltamos a Nazaré...



¬ Pois então, ¬ disse o Menino,


¬ O Mandamento pratico:


Obedecendo a meus Pais,


No Paraíso não fico!...



Vendo os Apóstolos que o Mestre


Lá ia embora também


Disse João Evangelista:


¬ No Céu não fica ninguém!...



E os anjos logo disseram:


¬ Que querem, pois, que se faça?


¬ Sem Jesus e sem Maria


Já fica o Céu tão sem graça!...



Todos aí, se mexeram,


E cada qual, decidido


Foi arrumar a bagagem


No jubiloso alarido...



Houve um grande rebuliço


Entre os Anjos e entre os Santos


Profetas e Confessores


Anacoretas e quantos.



Na terra haviam seguido


Com sacrifícios e amor,


Os passos de Jesus Cristo,


A Lei Santa do Senhor...



São Pedro, à porta do Céu,


Espantado e obediente,


Olhava pro Pai Eterno,


E olhava praquela gente...



Sossegadinho, o devoto,


Diminuindo a agonia,


Sentado junto do saco,


Olhava tudo e sorria...



Fala, então, o Pai Eterno:


¬ Isto assim não pode ser:


¬ Sozinho no Paraíso


É que eu não posso viver!...



E disso logo a São Pedro:


¬ Venha esse homem para aqui:


¬ Vou reformar a sentença


Que contra ele escrevi!...



¬ É, de fato, escandaloso,


Nunca se ouviu “ab aeterno”


Que amigo de São José


Caísse um dia no Inferno...



¬ Perdôo, ¬ disse ao devoto,¬


Por minha grande clemência:


¬ Volte à terra mais um ano,


E faça lá penitência...



¬ Volte, depois, preparado


Pro rigoroso Juízo


E não venha cá meter


Desordem no Paraíso!...



São José sorriu contente,


Maria sorriu também,


E Jesus falou bem alto:


¬ Digamos todos: Amém!...



O Céu vibrou de alegria,


Anjos cantaram melhor...


E o devoto bateu palmas:


¬ SÃO JOSÉ É O AMOR!...



Isto vem mostrar à gente


O poder de São José:


¬ Quem queira mesmo salvar-se


Tenha nele muita fé!..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário