terça-feira, 16 de março de 2010

Sobre São José- padroeiro do Concilio Vaticano II


Bem-aventurado Papa João XXIII era um grande devoto de São José. E a exemplo do papa Pio IX, que havia declarado São José como Protetor Universal da Igreja, João XXIII, na carta apostólica "Le Vocci Che Da Tutti", declarou São José como Padroeiro do Concílio Vaticano II, o qual estava começando.

Neste tríduo de São José, relembramos as palavras do Beato Papa João XXIII sobre o Concílio e sobre a importância de São José para toda vida católica renovada pastoralmente pela inspiração conciliar:

"Tudo é grande e digno de consideração na Igreja, tal como Jesus a constituiu. Na celebração de um Concílio, reúnem-se em torno dos padres as personalidades mais notáveis do mundo eclesiástico, dotadas de altas qualidades de doutrina teológica e jurídica, de capacidade de organização, de elevado espírito apostólico. Eis o Concílio: o papa no ápice e, em torno dele e com ele, os cardeais, os bispos de todos os ritos e de todos os países, os doutores e mestres mais competentes nos diversos graus de suas especializações.
Mas o Concílio é feito para todo o povo cristão que nele está interessado pela circulação mais perfeita da graça, de vitalidade cristã, que torna mais fácil e rápida a aquisição de bens verdadeiramente preciosos da vida presente e asseguram as riquezas dos séculos eternos.
Todos, por conseguinte, estão interessados pelo Concílio, eclesiásticos e leigos, grandes e pequenos de todas as partes do mundo, de todas as classes, de todas as raças, de todas as cores; e se um protetor celeste é indicado para conseguir do alto, em sua preparação e realização, aquele "poder divino" pelo qual ele parece destinado a marcar época na história da Igreja contemporânea, a nenhum dos protetores celestes poderia ser mais bem confiado do que a s. José, augusto chefe da famlia de Nazaré e protetor da santa Igreja. (...)
Oh! a invocação, oh! o culto de São José para a proteção do Concílio Ecumênico Vaticano II.(...)
Ó São José! Aqui, aqui mesmo é vosso lugar de "Protetor da Igreja universal". Quisemos apresentar-vos, através das palavras e dos documentos de nossos predecessores imediatos dos últimos séculos - de Pio IX a Pio XII - uma coroa de honra, como eco dos testemunhos de afetuosa veneração que se eleva igualmente de todas as nações católicas e de todas as regiões missionárias.

Sede sempre nosso protetor. Que vosso espírito interior de paz, de silêncio, de bom trabalho e de oração, a serviço da santa Igreja, nos vivifique sempre e nos alegre em união com vossa santa esposa, nossa dulcíssima Mãe Imaculada, num fortíssimo e suave amor a Jesus, Rei glorioso e imortal dos séculos e dos povos. Assim seja."


São José, rogai por nós!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário